Seja Membro da APPU
NOTÍCIAS

voltar à página principal

Dia Mundial da Usabilidade 2009
Sustentabilidade e Usabilidade

A APPU assinalou o Dia Mundial da Usabilidade de 2009, comemorado a 12 de Novembro de 2009, com o lançamento do site “Sustentabilidade e Usabilidade. O site recolheu testemunhos sobre produtos que respeitem o meio ambiente e que tenham em atenção a satisfação dos seus utilizadores ou produtos que, pelo contrário, se pautem pela negativa.

Mais informações: Sustentabilidade e Usabilidade

12 de Novembro de 2009

Dia 18 de Maio às 9h
Ergonomics in Design na FMH

Realiza-se no próximo dia 19 de Maio pelas 9h o 2º Seminário Internacional "Ergonomics in Design", que terá lugar no Salão Nobre da Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa. A entrada é gratuita mas requer inscrição prévia, dada a capacidade limitada de lugares.

Mais informações e inscrições: Ergonomics in Design

12 de Maio de 2009

Dia Mundial da Usabilidade 2008
Usabilidade nos Transportes

A APPU assinalou o Dia Mundial da Usabilidade de 2008 com o lançamento do site “Usabilidade nos Transportes para recolha de testemunhos da relação dos utilizadores com os transportes. A partir deste site, os utilizadores puderam não só enviar relatos das dificuldades que encontram nas suas deslocações diárias, bem como das tecnologias e meios que os ajudam.

Mais informações: Usabilidade nos Transportes

13 de Novembro de 2008

Desconto de 30% para membros da APPU
UX Week em Lisboa com Peter Morville

Realizou-se em Lisboa nos dias 3 a 6 de  Novembro em Lisboa o evento UX Week, uma organização conjunta da Fullsix e da Microsoft Portugal. O evento trouxe a Portugal pela primeira vez o conhecido especialista em Arquitectura da Informação e em Usabilidade Peter Morville. O evento contou com uma palestra gratuita e os membros da APPU tiverem direito a um desconto de 30%.

Mais informações: UX Week

30 de Outubro de 2008

Sapo Unplugged 08
Evento de Usabilidade na Univ. de Aveiro

Realizou-se no passado dia 21 de Maio às 14h na Reitoria da Universidade de Aveiro, o primeiro SAPO Unplugged, uma série de eventos organizados pelo Sapo em vários pontos do país, sendo este primeiro dedicado ao tema da Usabilidade. O evento contou com a participação dos seguintes oradores:

Mais informações: Sapo Unplugged

16 de Maio de 2008

Dia 26 de Maio às 14h
Ergonomics in Design na FMH

Realiza-se no próximo dia 26 de Maio pelas 14h o seminário "Ergonomics in Design", que terá lugar no Salão Nobre da Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa. A entrada é gratuita mas requer inscrição prévia, dada a capacidade limitada de lugares. Os interessados deverão fazer a sua inscrição enviando os seus dados pessoais (nome; instituição; profissão e contacto), até ao próximo dia 23 de Maio de 2008, para [email protected] ou para o fax +351 214 144 720.

Programa (Acrobat PDF - 800Kb)

16 de Maio de 2008

Mais uma vez um sucesso
Seminário de Usabilidade 2008

Realizou-se no passado dia 25 de Março no Auditório da Microsoft o Seminário de Usabilidade 2008, o evento anual da Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade.

O seminário foi mais uma vez um sucesso, gerando bastante interesse por parte dos participantes, tendo a lotação da sala esgotado uma semana antes.

 

Apresentações do Seminário:

Fotos do Evento (por Pedro Custódio)

27 de Março de 2008

Realizou-se no passado dia 14 de Dezembro o
3º Encontro de Profissionais de Usabilidade

Realizou-se no passado dia 14 de Dezembro de 2007 o 3º Encontro de Profissionais de Usabilidade, com o objectivo de reunir todos os sócios da APPU inscritos até essa data. Estes encontros têm como objectivo aproximar os sócios da APPU e fomentar o debate informal sobre os temas relacionados com a Usabilidade e com a exercício da profissão em Portugal.

15 de Dezembro de 2007

Lançado para assinalar o Dia Mundial da Usabilidade
Site “Difícil de Usar” foi um sucesso

A APPU lançou no passado dia Mundial da Usabilidade, que decorreu a 8 de Novembro, um site para recolha de testemunhos sobre objectos de difícil utilização, chamado “Difícil de Usar”. Até ao final de Novembro este site recebeu mais de 20 testemunhos e centenas de visitas, tendo obtido inúmeras menções na imprensa escrita, na rádio e na Internet. Neste momento, a APPU encontra-se a canalizar os testemunhos recebidos para as entidades competentes.

8 de Novembro de 2007

Realizou-se no passado dia 14 de Setembro o
2º Encontro de Profissionais de Usabilidade

Realizou-se no passado dia 14 de Setembro o 2 º Encontro de Profissionais de Usabilidade, com o objectivo de reunir todos os sócios da APPU inscritos até essa data. Este encontro foi o segundo dos encontros regulares da APPU, espaços previligiados para o debate de ideias e troca de opiniões entre todos os membros da APPU.

15 de Setembro de 2007

Mais de 150 pessoas participaram no
3º Seminário de Usabilidade

Realizou-se no passado dia 4 de Abril no Auditório da Microsoft o 3 º Seminário de Usabilidade, o evento anual da Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade, este ano dedicado ao tema "Novos Desafios".

O seminário foi um sucesso, tendo participado mais de 150 pessoas. O interesse gerado pelo evento foi tal que a lotação da sala esgotou cerca de uma semana antes.

O objectivo final do evento foi cumprido, tendo reunido um grande conjunto de pessoas interessadas na discussão e troca de ideias sobre Usabilidade.

 

Apresentações:

Fotos do Evento (por Nuno Barreto)

6 de Abril de 2007

Tornando a Vida Mais Fácil
Dia Mundial da Usabilidade 2006

Comemorou-se no passado dia 14 de Novembro de 2006 o 2º Dia Mundial da Usabilidade. Por todo o mundo, mais de 200 eventos tiveram lugar em 40 países, sob o tema “Tornando a Vida Mais Fácil”. Em Portugal, a Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade comemorou o dia com um evento que teve lugar na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.

Neste evento foi lançado o site “Vida Fácil” onde qualquer pessoa poderá contribuir com relatos de situações e objectos que lhes tornam ou a vida mais fácil ou mais difícil. O objectivo deste site é consciencializar a opinião pública para as falhas na concepção de produtos e para o papel que os profissionais de usabilidade podem desempenhar na sua optimização.

10 de Novembro de 2006

APPU Co-Organizou
SHiFT: Conferência Internacional em Lisboa

A APPU juntou-se a um grupo independente para organizar a SHiFT, uma Conferência Internacional sobre Tecnologia em Lisboa, que teve lugar nos dias 28 e 29 de Setembro de 2006. A conferência contou com mais de 180 participantes em mais de 40 palestras, tendo sido um sucesso.

15 de Agosto de 2006

Realizou-se no dia 18 de Janeiro o
1º Encontro de Profissionais de Usabilidade

Realizou-se no dia 18 de Janeiro o 1º Encontro de Profissionais de Usabilidade, com o objectivo de reunir todos os sócios da APPU inscritos até essa data. O encontro, o primeiro de uma série de encontros que se pretendem regulares, procurou constituir-se como um espaço para debate de ideias e troca de opiniões entre todos os membros da APPU.

Fotografias do Encontro (autoria de Sebastião Barata)

19 de Janeiro de 2006

Cerca de 300 pessoas assistiram aos eventos do
Dia Mundial da Usabilidade 2005

Comemorou-se no dia 3 de Novembro o Dia Mundial da Usabilidade. A APPU, juntamente com a Humaneasy Consulting (designada Local Leader do evento em Portugal), organizou um total de quatro eventos em vários locais do país para comemorar este dia: Lisboa, Porto, Braga e Coimbra.

No total, cerca de 300 pessoas assistiram a estes eventos, que se prolongaram por um total de 18 horas.

Brevemente estarão disponíveis as comunicações apresentadas e os podcasts das comunicações de Lisboa.

Press Release

4 de Novembro de 2005

Kevin Cheng em Portugal

Kevin Cheng, que mantém, juntamente com Tom Chi o site ok-cancel.com, esteve de visita a Portugal e o Grupo Português de Profissionais de Usabilidade, em colaboração com a Faculdade de Motricidade Humana e com a Faculdade de Arquitectura de Lisboa, convidou-o a fazer uma pequena palestra, que teve lugar no dia 21 de Janeiro de 2005 na Faculdade de Arquitectura da UTL. Subordinada ao tema "Usabilidade: Ciência ou Design", a palestra contou com a presença de cerca de 50 pessoas.

21 de Janeiro de 2005

1º Seminário de Usabilidade

Mais de 200 pessoas assistiram ao Seminário na FIL

O Seminário de Usabilidade, realizado no Centro de Reuniões da FIL no passado dia 20 de Outubro de 2004, foi um enorme sucesso, tendo mais de 200 pessoas efectuado a sua inscrição e assistido ao Seminário.

A assistência foi composta por estudantes, membros de organismos públicos e responsáveis de empresas, que manifestaram desta forma o seu interesse por esta área.

Inúmeras menções na Imprensa

O Seminário de Usabilidade teve ainda inúmeras menções na imprensa, facto pelo qual agradecemos desde já aos jornalistas que o divulgaram.

Artigos disponíveis na Internet:

Apresentações

Encontram-se disponíveis para download as Apresentações do 1º Seminário de Usabilidade em Portugal, realizado em 20 de Outubro de 2004.

Por ordem de apresentação:

CONTACTOS:
Associação Portuguesa de
Profissionais de Usabilidade
Laboratório de Ergonomia
Faculdade de Motricidade Humana
Estrada da Costa
1499-002 Cruz Quebrada - Dafundo
Tel: (+351) 91 495 01 26
[email protected]